domingo, novembro 28, 2010

Baías

Existem locais em São Tomé e Príncipe com uma beleza muito própria, que por força de diversas situações ou acontecimentos adquirem um significado muito especial. Muitos edifícios da cidade de S. Tomé têm uma vista para o Atlântico fabulosa, mas existem alguns locais que estão situados entre as duas baías da cidade.


(Baía Ana Chaves, vendo-se ao fundo a cidade de S. Tomé e o Porto)


Ana Chaves, ou Ana de Chaves, é uma personagem envolta em alguma polémica, embora os historiadores concordem com o local da sua morte, São Tomé. Existem pelo menos três versões para a história da sua vida: origem judaica ou descendente de judeus e residente em S. Tomé como refugiada das perseguições feitas em Portugal; afastada de Portugal pela Rainha D. Catarina que temia um relacionamento entre Ana Chaves (aia da soberana) e o Rei D. João III, para São Tomé, em troca de várias concessões ou filha ilegítima do rei, enviada para São Tomé com um alargado dote, constituído por possessões territoriais, juntamente com a sua mãe, Cezília de Chaves (falecida em 1540).

Em São Tomé Ana Chaves recebeu em sua casa viajantes de todos os cantos do mundo que aportavam a S. Tomé, criou instituições de caridade e casou com um nobre de baixa classe e teve um filho. A sua neta, Catarina de Chaves (mestiça), recebeu um bom dote, na condição de vir a casar-se com pessoa ilustre da ilha. O casamento ocorreu com filho da nobreza lusitana.

Deste casamento nasceu novamente uma menina, a quem deram o nome de Ana de Chaves, como a sua bisavó, e um vasto património.


(Baía da Praia Lagarto, vendo-se ao fundo o Aeroporto e o Ilhéu das Cabras)


Relacionado ou não, Previsão de Marés - S. Tomé e Príncipe | Instituto Hidrográfico, mas útil.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Baías do Atlântico

Diversas mudanças vão ocorrendo por São Tomé neste final de 2010. As ondas da rádio santomense têm desde o início de Novembro vozes novas e propostas musicais relaxantes.





As noites da Rádio Jubilar (91.9 FM) estão diferentes...

Segundas, Quartas e Sextas, das 20 às 21 horas, Baías do Atlântico. Música calma e tranquila...

Para sugestões ou pedidos musicais, baiasdoatlantico@gmail.com ou (+239) 2224930.

quinta-feira, outubro 14, 2010

À descoberta de novos blog's...

Estas duas ilhas conseguem criar memórias muito persistentes nos seus visitantes e são palco de histórias muito interessantes. Alguns novos blog's que fui encontrando:

sábado, agosto 28, 2010

Sinais do Mundo - Perigo: Queda de Cocos


(Fonte da imagem - Flickr / innamoo)

É pena, mas esta placa já não nos saúda quando acedemos à piscina e aos jardins do Hotel Miramar.

segunda-feira, julho 19, 2010

Aviso

Pela cidade de São Tomé, ou melhor na Cidade Capital como as placas espalhadas pelas estradas de acesso indicam, existem um sem número de pequenas lojas onde se encontra de tudo um pouco, nomeadamente avisos a indicar que o crédito está cortado.

Na era dos cartões de crédito e de débito, em STP, as compras são pagas em numerário, em cheque ou a crédito. No entanto o que se comprou neste estabelecimento comercial foram barras de gelo e pareceu que este era o único bem que se transaccionava naquele espaço comercial. O problema de comprar gelo a crédito é que este bem ao fim de algum tempo se torna novamente em água líquida o que pode inviabilizar a devolução do produto ou a sua retoma por forma a
conseguir diminuir o prejuízo.

Mas é bom saber, que numa era de desconfiança, alguns clientes ainda têm crédito na casa.

sexta-feira, julho 09, 2010

Fotos de STP



É talvez uma das melhores formas de organizar um conjunto de fotos sobre os locais visitados ou para alguns os locais de todos os dias - georreferenciação.

O Panoramio oferece-nos a possibilidade de colocar as nossas fotos nos locais onde elas foram tiradas, o que em algumas situações particulares possibilita comparar fotos tiradas em momentos diferentes ou chamar a atenção para alguns locais fora das rotas turísiticas, mas que merecem uma visita. Permite conjugar no mesmo mapa as informações obtidas através de imagens de satélite, ex. Google Earth, com as nossas próprias fotos, numa simbiose interessante e bastante informativa (EXEMPLO).


São Tomé e Príncipe pode ser o segundo país mais pequeno do continente africano ou pode ter que lidar com insularidade, mas permite a todos ter momentos de verdadeiro encanto longe dos resorts tipicamente ocidentais e formatados para o tudo incluído.

Em jeito de sugestão fica aqui a colecção de fotos sobre São Tomé do Panoramio - STP.

quarta-feira, maio 12, 2010

Iniciativas


Feira das Profissões nas instalações do Instituto Diocesano de Formação João Paulo II (Campo de Milho). Uma oportunidade de conhecer cursos, universidades, politécnicos, países e opções.

sábado, abril 24, 2010

Horários

Em São Tomé existem duas formas de combinar uma hora com resultados diferentes. Quando a marcação é às 9h, hora de relógio é possível que o encontro ocorra com 15 min. de atraso. Quando a marcação é feita sem a indicação "hora de relógio", pode ser de manhã, à tarde, no dia seguinte, ..., ou nunca ocorrer.

Por experiência própria, a expressão "é só um momento" pode significar pelo menos meia hora de espera sem nenhum motivo aparente.

Um almoço marcado para as 13h pode muito bem começar com a chegada do anfitrião por volta das 15h 30.

Ainda esta semana uma palestra marcada para as 18h no programa começa às 17h, sem nenhum aviso aparente, mas com plateia composta e quase completa. No dia seguinte a inauguração de uma exposição para as 15h no mesmo programa não pode começar às 15h 30 porque ninguém aparenta saber do programa das actividades e da pessoa que iria inaugurar.

Tudo isto lembra a história da razão da existência de horários dos comboios quando todos sabem que eles circulam atrasados. A razão prende-se com saber quanto eles andam atrasados.

Manhã @ S. Tomé

Vale a pena a chamada de atenção!

quarta-feira, abril 07, 2010

Forte de S. Jernónimo

Dentro do complexo do Hotel Pestana, em São Tomé, encontramos as ruínas da Fortaleza de S. Jerónimo.






sábado, abril 03, 2010

Plataforma de partilha de conhecimento "tropical"

O Arquivo Científico Tropical Digital Repository (http://actd.iict.pt/) é uma plataforma que possibilita a consulta de informação ligada aos países tropicais em diversas áreas - Biologia, Fotografia, Arqueologia, Antropologia e História, permitindo uma visita on-line a um vasto e pertinente repositório de conhecimento.

Citando:

"O ACTD pretende ser um sistema de informação inovador, que actua como uma plataforma de partilha e divulgação do saber tropical, potenciando e optimizando simultaneamente a realização de investigação científica tropical e a aproximação da comunidade científica e da sociedade civil
às temáticas tropicais e ao seu património científico, aumentando assim o conhecimento da cultura e da história dos países tropicais."


P.S. A título de curiosidade, em 1858 João Maria de Sousa e Almeida (Barão de Agua-Izé) introduziu as sementes da árvore de fruta-pão em S.Tomé.

quinta-feira, abril 01, 2010

Momentos

Dois momentos de dois dias em tudo semelhantes, típicos, indistinguíveis de outros quaisquer.



(Manhã - Piscina do Hotel Miramar)



(Tarde - Baía de Ana Chaves)