domingo, outubro 26, 2014

Leituras



Publicado no blog Fugas:

As 5 coisas de que eu mais gosto em São Tomé

Um pequeno excerto:

"A variedade da fruta e dos seus sabores é impressionante. O mesmo para o peixe, cozinhado de forma muito particular e sempre com muita malagueta."

As Roças

A História de São Tomé e Príncipe não pode ser contada sem referir a origem das roças, as condições de vida dos que lá trabalhavam e os vários produtos lá cultivados. Ainda hoje, as roças exercem sobre todos uma forte atração, quer santomenses, quer estrangeira, das inúmeras formações que buscam conhecer a sua história, a sua situação atual e o seu potencial. De certa forma, à semelhança do tema do Plano Anual de Atividades do Instituto, “As Roças: o passado, o presente e o futuro”, todos nós procuramos conhecer um pouco mais sobre São Tomé e Príncipe e as suas maravilhas. As notícias publicadas nos últimos meses apontam para a degradação do património arquitetónico existente nas Roças, sendo urgente restaurar e proteger os edifícios emblemáticos existentes e espalhados por todo o território santomense. A título de curiosidade, quem consegue identificar a roça representada na imagem seguinte?


Figura 1. Imagem retirada do fundo documental do Instituto de Investigação Científica Tropical.

Hoje, mais do que nunca é importante refletir sobre a necessidade de proteger o património histórico de São Tomé e Príncipe e tomar decisões que levem à sua proteção e valorização. As Roças necessitam não só de projetos de restauro dos exemplos emblemáticos de arquitetura colonial, mas também de projetos e programas de desenvolvimento agrícola, social e cultural.